AN LISE DA EQUA O DE NEWTON PARA RESFRIAMENTO
ANÁLISE DA EQUAÇÃO DE NEWTON PARA RESFRIAMENTO.
____________________________________________________________
Belo Horizonte -- MG
1º/2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 3
3. MATERIAIS 3
4. PROCEDIMENTOS 3
5. DADOS COLETADOS E RESULTADOS 4
6. ANÁLISE DE RESULTADOS 8
7. CONCLUSÃO 9
8. REFERÊNCIAS 10
9. ANEXO 10
1. INTRODUÇÃO
Quando um corpo mais quente é colocado em contato com um corpo mais frio, ocorre um fluxo de calor do primeiro para o segundo, até que um estado de equilíbrio térmico é atingido. Em outras palavras, dois sistemas estão em equilíbrio térmico somente quando se encontram na mesma temperatura. O seguinte trabalho analisará o tempo gasto para que ocorra o equilíbrio térmico em duas situações distintas, observando as temperaturas durante todo o processo.
2. OBJETIVO
Demonstrar na prática a validade da lei de Newton para resfriamento;
Identificar e entender a curva de resfriamento do termômetro em duas situações;
Demonstrar a constante K nas duas experiências realizadas;
3. MATERIAIS
Suporte universal de laboratório;
Termômetro;
Ferro de solda com ponta chata;
Copo de Becker com agua;
Filmadora;
Cronômetro.
4. PROCEDIMENTOS
Primeiramente observou-se a temperatura ambiente naquele instante a partir do termômetro fixado no suporte universal. Em seguida o ferro de solda foi ligado à tomada e aproximando a ponta do mesmo na ponta do termômetro para começar a aquecê-la. Em poucos instantes pode-se observar que a temperatura no termômetro subiu, onde, ao chegar nos 70°c, o ferro de solda foi então retirado e desligado. A partir daí foi registrado com a filmadora a queda de temperatura do termômetro até chegar na temperatura ambiente marcando o tempo gasto. Após isso, analisou-se o vídeo gravado e coletou-se os dados da experiência.
Numa segunda etapa, foi repetido os mesmos procedimentos, no entanto, no momento que o ferro de solda foi retirado, colocou-se o termômetro na água. A queda da