médicos sem fronteira
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
SEMINÁRIO INTEGRADO
MÉDICOS SEM FRONTEIRA
Anderson Govoni
Gabriel Ayres
Giovana Mello
João Pedro
Lucas Fiali Salazar
Mauricio Machado
2M1
PORTO ALEGRE 2015
História:
A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacionais: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Como é seu funcionamento:
MSF é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde às pessoas que mais precisam de forma neutra, independente e imparcial.
Função que exerce:
Médico Sem Fronteiras leva cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda médico/humanitária em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde.
Princípios:
Independência: Médicos Sem Fronteiras é independente: não está atrelada a poderes políticos, militares, econômicos ou religiosos e tem liberdade de ação, decidindo onde, como e quando atuar com base em sua própria avaliação do contexto e das necessidades. Essa independência de ação é garantida por sua independência financeira, já que, de todo o financiamento de MSF, pelo menos 80% é proveniente de doações de indivíduos e da iniciativa privada.
Imparcialidade: Médicos Sem Fronteiras oferecem ajuda humanitária e cuidados de saúde àqueles que mais precisam, sem descriminação de raça, religião, nacionalidade ou convicção