Medicos sem Fronteiras
Construção da Democracia:
-Médicos sem fronteiras!
Ano Letivo: 2014/2015
Disciplina: Área de integração Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de área de integração!
Ao longo deste trabalho vou procurar dar a conhecer a organizão dos médicos sem fronteiras, saber onda atuam e porquê, bem como quem são os principais beneficiários desta organização. Escolhi este tema porque considero este tipo de organização uma referência no trabalho humanitário a nível mundial. Em suma vou mostrar quem são, o que fazem e onde atuam!
Os médicos sem fronteiras:
- Quem são ?
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam sem discriminação de raça, religião ou convicções políticas.
- Quando foi criada a organização ?
A organização Médicos Sem Fronteiras foi criada em França a 20 de dezembro de 1971 por um grupo de jovens médicos e jornalistas que, na sua maioria, tinham trabalhado como voluntários em Biafra, região da Nigéria. As limitações da ajuda humanitária internacional eram muitas. Para tratar dos doentes e feridos era preciso esperar por um entendimento entre as partes em conflito ou pela autorização oficial das autoridades locais.
- O que fazem ?
Os Médicos Sem Fronteiras levam cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda médico-humanitária em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde. Tais situações pedem ajuda rápida, com atendimento médico especializado e apoio logístico.
Quais os principais modos de ação dos Médicos Sem Fronteiras:
- Assistência de saúde primária em centros de saúde e clínicas móveis;
- Alimentação e nutrição;
- Saúde materno-infantil;
- Campanhas de vacinação;
- Diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças