Relatório de química
Substâncias iônicas e moleculares;
Objetivo:
Verificar e analisar o comportamento das substâncias em soluções (solubilidade, miscibilidade e polaridade) e testar a condutividade elétrica nas soluções.
Materiais e reagentes: Béquer; Pipeta graduada; Tubo de ensaio;
Eletrodos conectados a uma lâmpada; Cloreto de sódio; Sacarose; Ácido clorídrico (HCl);
Sulfato de cobre (CuSO4);
Etanol;
Hexano;
Parafina;
Hidróxido de amônio;
Água destilada;
Água da torneira;
Hidróxido de sódio.
Procedimento:
Parte 1- Solubilidade e polaridade: Em alguns tubos de ensaio, que continham alguns solutos, foram adicionados 1 ml de alguns solventes, pra verificar se eles eram solúveis ou não.
Resultado:
Água e açúcar: pouco solúvel; Água e sal: solúvel; Água e parafina: não dissolve e, pelo fato da água ser mais densa, a água fica abaixo da parafina; Água e sulfato de cobre: no princípio não se dissolve, mas com o tempo começa a dissolver; Etanol e açúcar: insolúvel; Etanol e sal: insolúvel; Etanol e parafina: insolúve e, como a parafina é mais densa, ela fica no fundo; Etanol e sulfato de cobre: insolúvel. Hexano e açúcar: insolúvel; Hexano e sal: insolúvel; Hexano e parafina: insolúvel; Hexano e sulfato de cobre: insolúvel.
Conclusão:
Algumas substâncias não dissolvem por não serem de mesma polaridade, mas isso nem sempre ocorre, já que algumas substâsncias de mesma polaridade também não se dissolveram.
Parte 2- Miscibilidade:
Procedimento:
Em alguns tubos de ensaio foram misturadas algumas substâncias para ver se eram miscíveis ou não.
Resultado:
Conclusão:
Com a coclusão das experiências, pode-se caracterizar e observar a variação das propriedades oxidantes e redutoras de elemento de um período na tabela periódica.
Experiência 2: Teste de chama.
Objetivo:
Observar o efeito do salto quântico.
Materiais e reagentes:
Cadinho;
Cloreto de sódio (NaCl);