RESUMO MOTIVA AO 1
Introdução
Primeiro é preciso perguntar o que pensamos ser a motivação e a emoção.
Seria a motivação o mesmo que desejo, sentimento, um processo ou conjunto de processos? Uma necessidade ou um conjunto de necessidades?
A compreensão dos fenômenos conhecidos como motivação e emoção requer que percorramos um longo caminho. O estudo desses fenômenos nos permite compreender melhor o que leva as pessoas a serem do jeito que são, por que queremos as coisas que desejamos. A partir de tal entendimento podemos ver os acontecimentos de uma outra perspectiva, ampliando nosso autoconhecimento e as chances de tecer melhores relações.
As teorias motivacionais nos fornecem elementos para melhor compreendermos a natureza humana, o empenho por realização, afiliação e poder, o desejo biológico e psicológico de intimidade, emoções como a raiva e o medo, o que leva alguém a desenvolver talentos, interesses e competências, estabelecendo planos e objetivos.
Além disso é importante saber de onde vem a motivação, por que as vezes ela muda, sob quais condições ela aumenta ou diminui, quais os aspectos motivacionais podem ser modificados e os que não podem e, principalmente, os tipos de motivação que promovem crescimento, satisfação e bem estar.
Desta forma, podemos estimular os empregados, treinar os atletas, assessorar nossos clientes, educar nossos filhos, desenvolver o potencial dos nossos alunos e modificar o próprio modo com que pensamos, sentimos e nos comportamos
Reflexão Prática
Para melhor compreendermos, pensemos no que leva alguém a querer se exercitar.
De onde vem essa necessidade?
Por que em algumas circunstâncias as pessoas se mostram mais propensas a se exercitar do que em outras?
Você poderia oferecer sugestões construtivas que desenvolvessem ou aumentassem o desejo de uma pessoa se exercitar?
Por que se exercitar quando a vida oferece tantas outras coisas interessantes?
Embora tenhamos várias opiniões pessoais (intrínsecas) do que pode