resumo morango
3 – Introdução
4 – Objetivo
5 – Materiais e Reagentes
6 – Metodologia e Procedimento
7 – Resultados e Disculção
8 – Conclusão
9 – Referencias Bibliográficas
10 – Anexos de Imagens da Aula Pratica
Introdução
Através do experimento realizado no laboratório para extração de DNA do morango, foi possível a aplicação dos conteúdos compreendidos em aula. Mas primeiro são necessárias referências para argumentação do experimento. No experimento foi utilizando utensílios de fácil acesso, e para obter o melhor resultando e para também poderem ser visto a olho nu, e de forma mais rápida a ser analisado o processo de conclusão.
Objetivos
- Mostrar a importância da química e da biologia como uma forma de pensar e falar sobre o mundo, que pode ajudar o cidadão a participar da sociedade industrializada e globalizada, na qual a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante, sobretudo no que se referem as importantes conquistas da ciência para a nossa vida.
- Entender os conceitos de genética básica e demonstrar como podemos identificar e extrair o DNA do morango como um bom modelo para esse tipo de estudo e atividade prática.
MATERIAIS E REAGENTES
METODOLOGIA E PROCEDIMENTO
1. Em um béquer de 250 ml foi adicionado 90 ml de água destilada, e 5 ml de detergente incolor e 1,5 g de Sal (Na Cl), preparando uma solução de extração. Mexeu-se bem, porém cuidadosamente para não fazer espuma, para não afetar o processo.
2. Foi cortado em pequenas particular o morango, depois se macerou três morangos (sem as sépalas), em um saco plástico tipo "zip loc" (colocar dentro do saquinho plástico para maceração e pressionou-se entre os dedos até obter uma pasta quase homogênea, com muito cuidado para não espumar).
3. Em seguida misturou-se o morango macerado à solução de extração, adicionando cerca de 50 ml da