ATPS
Este posto é um ambiente homegêneo e estável, sendo constituido pelos Grupos Reguladores, pois este setor está ligado á Prefeitura Municipal de Guaratinguetá e devido a isso, existem algumas limitações quanto as atividades exercidas na empresa, pois devemos estar debaixo da ordem da Secretária da Saúde da cidade, tendo que seguir o padrão estabelecido.
Para trabalhar nesta unidade os funcionários passaram por concurso público, e hoje tem certa estabilidade em sua função. As equipes utilizam tecnologias de cuidado complexas e de baixa densidade (ou seja mais conhecimento e pouco equipamento), que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior frequência e relevância em seu território. Observam critérios de risco, vulnerabilidades, resiliência e o imperativo ético de que se deve acolher toda e qualquer demanda, necessidade de saúde ou sofrimento. Dando assim uma melhor atenção a população necessecitada.
O posto médico de saúde tem como objetivo de atender os moradores do bairro mediante ao seu problema de saúde, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) podem receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pela UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
Como somos um país em crescimento, muitas vezes essas unidades sofrem divesas váriaveis e não se tem a atenção devida das autoridades, e por isso passa por alguns problemas, onde a população reclama de falta de atendimento. Por isso é necessário que se haja uma analise ambiental para melhorar seu desempenho.