DNA DE UMA FRITA
RESUMO:
Nesta aula estudamos sobre a extração de DNA de uma fruta, foi escolhido o morango por ser macio e fácil de trabalhar. Os morangos possuem oito material genético, cada célula do morango possui oito copias de conjunto cromossômico. O álcool será fundamental para o resultado final do experimento.
Introdução:
O DNA (ácido desoxinucleotídeo) é uma molécula orgânica que contem a "informação" que instrui o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos. Na molécula de DNA existem duas longas fitas de nucleotídeos que se enrolam formando uma estrutura de dupla hélice. Esta molécula está presente nas células de todos os seres vivos, incluindo plantas, fungos e bactérias. Ela tem o poder de se autoduplicar e sintetizar RNA, que é uma molécula que atua na síntese de proteínas. Cada nucleotídeo que constitui o DNA é formado pela ligação de um fosfato (Po4) a uma pentose, a desoxirribose (carboidrato de cinco carbonos) e uma base nitrogenada, que pode ser uma Adenosina, Timina, Citosina ou Guanina. As moléculas de DNA são geralmente formada por duas cadeias poliméricas em hélices unidas por pontes de hidrogênio formadas entre uma base púrica (Adenina ou Guanina) de uma das cadeias e uma base pirimídica (Timina ou Citosina) da outra. a ligação sempre se dá entre Adenina e Timina, ou Citosina e Guanina.
Objetivo:
Esse experimento teve como objetivo a extração das moléculas de DNA do morango aplicando os conhecimentos adquiridos em aula. Ajudando assim no aprendizado sobre DNA.
Materiais e métodos:
Materiais e métodos:
2 morangos médios
Pistilo e almofariz
1 filtro
1 funil
2 Becker de 250 ml
Palitos de madeira
Álcool etílico gelado
1 proveta
Placa de Petri
Retirar as folhas e os cabos dos morangos e em seguida amassar os morangos em uma placa de petri.
Colocar 200ml de água destilada em um Becker (200-250ml) e adicionar três