Alimentos trangenicos
Trata-se de vegetais cuja estrutura genética é alterada ao serem inseridos genes de outro organismo. Tudo isso implica em várias discussões éticas e econômicas. Com a inserção de genes entre espécies, os cientistas tentam encontrar soluções para problemas da humanidade. Desenvolvendo vegetais transgênicos, os pesquisadores abrem alternativas que, nos próximos anos, vai alterar nossos hábitos alimentares e cuidados com a saúde. Alguns exemplos de alimentos transgênicos que são produzidos no Brasil são: ( Batata, mamona, soja, milho, algodão e canela).
Fatores Positivos dos Transgênicos:
Acredita-se que o que vai realmente valorizar a planta transgênica e produzir alimentos, mais nutritivos e mais baratos, além disso, o cultivo dos transgênicos é mais eficiente. Com o uso dos transgênicos diminuirá o uso de agrotóxicos e inseticidas.
Fatores Negativos dos Transgênicos: Eles podem causar alergias ou danificar o sistema imunológico do nosso organismo, ou trazer outros danos. Pode ocasionar um grande impacto ambiental e as plantas transgênicas podem produzir sementes estéreis.
Ácidos Nucleicos, DNA e RNA :
O duplo filamento complementar da molécula de DNA são encontrados em todos os seres vivos, entretanto, os vírus possuem apenas um tipo de ácido nucleico, DNA ou RNA. Eles constituem a base química da hereditariedade.
Nas células, o DNA é encontrado quase exclusivamente no núcleo, embora exista também nos cloroplastos e nas mitocôndrias. Tem a função de sintetizar as moléculas de RNA e de transmitir as características genéticas. O DNA se encontra no núcleo celular, compondo o retículo nuclear e os cromossomos; é encontrado também no interior dos platôs e das mitocôndrias. Eles formam os genes, pois no longo código genético de cada DNA, registrado na sequência de suas bases nitrogenadas.O RNA é encontrado tanto no núcleo como no citoplasma, embora sua função de controle da síntese de proteínas seja exercida