Alimentos trangenicos
TRANSGÊNICOS
Rafaela Vaz Silva
Alana Martins
Alef Martins
Fernando Gomes
OS TRANSGÊNICOS
O QUE SÃO OS ALIMENTOS
TRANSGÊNICOS ?
Transgênicos são organismos vivos modificados em laboratório. O código genético de uma espécie é alterado pela a introdução de uma ou mais sequências de genes provenientes de outra espécie.
O genoma dos organismos transgênicos contém fragmentos do genoma de bactérias ou vírus em seu
DNA. Os genes introduzidos não pertenciam ao genoma original dessa espécie e vão conferir-lhe novas características, fazendo também com que essa espécie possa produzir novas substâncias de interesse. Os termos Organismos transgênicos e Organismos Geneticamente Modificados (OGMs') não são sinônimos. Todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico. OGM é um organismo que teve o seu genoma modificado em laboratório, sem necessariamente receber material genético (RNA ou DNA) de outro organismo. Transgênico é um organismo que foi submetido à técnica específica de inserção de material genético de outro organismo (que pode até ser de uma espécie diferente).
QUANDO SURGIRAM?
Eles surgiram na década de 1970, quando foi criada a técnica do DNA recombinante e a engenharia genética produziu um filhote comercial: insulina humana feita por bactérias modificadas, com menor taxa de rejeição entre os diabéticos.
QUAIS SÃO OS ALIMENTOS
TRANSGÊNICOS?
A variedade de produtos transgênicos é ampla. Soja, milho, algodão, canola, mandioca, inhame, batata-doce, tabaco, arroz, tomate e trigo são algumas das culturas beneficiadas.
Atualmente, 9% dos transgênicos plantados no mundo correspondem à soja (61%), milho
(23%), algodão (1%) e canola (5%). Como o algodão é muito pouco usado na alimentação humana, além da soja e do milho, a canola seria por enquanto a nossa única preocupação diferente. As plantas alvos da transgenia são as mais cultivadas do mundo.
OS TRANSGÊNICOS PODEM
SER PRODUZIDOS NO
BRASIL?
No Brasil, o