Estudante
*Use a folha de ANOTAÇÕES*.
Etapa Um – Preparando os comparativos
Passo um: Peça a pessoa que imagine um animal dócil e que goste. (REAL).
Passo dois: Peça agora que a pessoa adicione características ao animal. Ex: Coloque asas, mude a cor, mude o cenário para algo fantástico, mude os sons do animal, etc. (IRREAL).
Passo três: Peça a pessoa que imagina algo perigoso. Ex: Um animal ou monstro, bola de espinhos, poço de lava, penhasco, etc. E que imagina logo atrás desse obstáculo, sua meta ou algo que deseja atingir. Ex: promoção no trabalho, falar bem em público, casamento, emprego novo, etc. (MONTANHA).
Passo quatro: Pergunte a pessoa. Esse obstáculo é capaz de te parar? Esse obstáculo te desmotiva a seguir em frente?
Passo cinco: Peça agora a pessoa que vá desconstruindo esse obstáculo, pouco a pouco. Ex: Se for o poço de lava, troque a lava por agua, depois no lugar do poço imagine uma piscina, coloque boias, coloque bolas de praia, pessoas, música, etc. (PEDRA)
Passo seis: Pergunte a pessoa. Agora como está esse obstáculo é capaz de te parar? Esse obstáculo te desmotiva a seguir em frente, e alcançar o que deseja, lá do outro lado?
Passo sete: Deixe a pessoa descansar um pouco e converse com ela sobre sua meta.
Etapa Dois – Tornando a pessoa ciente de seus pensamentos pessimistas e desconstruindo crenças limitantes
Passo um: Depois do bate-papo e com a pessoa relaxada, pergunte por que ela acha que é pessimista.
Passo dois: Peça para que ela reflita, nos efeitos que esses pensamentos têm. Quais são as emoções que acompanham esse pensamento, são elas positivas ou negativas? Você se sente bem ou mal quando pensa assim?
Passo três: Pergunte a ela. Por que então você não pensa positivo? Por que você não muda seu modo pensar? (Objetivo: Conhecer as crenças limitantes e paradigmas que a limitam).
Passo quatro: Desconstruir pouco a pouco essas crenças limitantes.
Passo cinco: Peça agora que a