Sintese de potassio
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
RELATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA
SÍNTESE E PROPRIEDADES DO HIDROGÊNIO
Professor(a): Alessandra de Souza Maia
Matrícula R.A: 1513067 Nome: Gustavo Roseira de Freitas 1513091 Pedro do Nascimento 1513152 Paulo Augusto Rocha
SÃO PAULO
11 DE ABRIL DE 2014
1- INTRODUÇÃO
No século XVI, o alquimista da época Paracelsus descobriu que ao adicionar ferro em ácido sulfúrico se produzia um gás e esse gás era o hidrogênio e descreveu o fenômeno, porém nessa época ele não possuía tal conhecimento para entender essa formação e propriedades desse gás. Com o passar do tempo, alquimistas foram redescobrindo esse experimento até que Henry Cavendish conseguiu reconhecer o gás hidrogênio como um gás inflamável e que sua obtenção era dada por reações de metal e ácidos. Já em 1783, Antoine Lavoisier deu o nome para esse gás, surgindo assim o gás hidrogênio (hidro = água e gênio = gerar), ele o chamou assim, pois gás hidrogênio ao ser queimado com oxigênio forma água,
O átomo de hidrogênio tem aproximadamente 1,0u de massa atómica, sua distribuição eletrônica é 1s1, possuindo assim um elétron na camada de valência, também é o elemento químico menos denso da tabela periódica, sendo assim um gás. Ele é incolor, não contém odor e é pouco solúvel em água, o mesmo forma uma molécula diatômica que é gás hidrogênio, tendo uma ligação covalente muito forte.
Existem três tipos de isótopos; o prótio ou hidrogênio leve, é o hidrogênio mais estável, pois só possui um próton e um elétron e é o mais abundante com 99,986% na atmosfera; o deutério ou hidrogênio pesado é o segundo mais abundante com 0,014%, possui um próton e um nêutron, é encontrado em água oceânicas ou na atmosfera; e o trítio é obtido na natureza por efeito da interação dos raios cósmicos com os gases da atmosfera.
Sua molécula diatômica é muito estável e tem baixa