Resumo modelos atômicos
Licenciatura em Química
Resumo sobre a evolução dos modelos atômicos
Macapá/Ap
2013
Marceli Cristina Maia dos Santos
Resumo sobre a evolução dos modelos atômicos
Resumo sobre a evolução dos modelos atômicos apresentado ao curso de Licenciatuta em Química na componente de Química Geral 1 sobre orientação do professor Jorge Henriques.
Macapá/Ap
2013
Primeiros modelos atômicos
As primeiras afirmações e indagações sobre a existência de átomos tiveram início com o gregos, Leucipo e Demócrito que acreditavam na existência dos átomos, “partes” menores que eram componentes fundamentais da matéria.
Os séculos XVII e XVIII representaram momentos de importantes aquisições de informação e como consequência o conhecimento químico cresceu.
Em 1803, Dalton retomou conceitos gregos sobre a existência dos átomos e formulou teorias razoáveis para o momento como: A indivisibilidade do átomo, átomo como composição fundamental da matéria e outras que conseguiram explicar de forma satisfatória leis como: composição definida e conservação de matéria. Alguns postulados da teoria de Dalton são utilizadas ainda hoje. No entanto, sabemos que esta, deixou a desejar em muitos aspectos.
Em 1850 surge a ideia de que o átomo era composto por partículas ainda menores. Essa hipótese foi consequência de experimentos com tubos de crookes, eram tubos de descargas de gás inicialmente construído pelo físico William Crookes, e a seguinte descoberta dos raios catódicos(fluxo com inúmeras partículas ). Mais tarde um físico inglês J. J. Thomson viria provar, através de experimentos, que os raios catódicos eram carregados negativamente resultando, desta forma, na descoberta das partículas conhecidas hoje como elétrons. Além disso, Thomson chegou a conclusão de que a razão carga e massa é a mesma e determinou a magnitude do elétron. A partir dessas informações Millikan calculou a