quimica
Na disciplina de Química I foi proposto elaborar um resumo sobre a descoberta do átomo e dos principais pesquisadores no ramo da atomística desde a Grécia antiga, até o modelo atômico atual.
No intuito de facilitar a compreensão dos diferentes modelos atômicos e das diversas teorias apresentadas por nossos antepassados.
Nos primórdios dos tempos os átomos eram considerados partículas sólidas e com o passar dos tempos, com o surgimento de novos químicos o átomo foi sendo aprimorado e foram descobertas novas partículas como nêutron prótons elétrons etc.
A partir dessas descobertas e que si baseia o estudo da química moderna que si dividiu em vários ramos.
Leucipo e Demócrito
Foi por volta de 400 a.C. que os filósofos Leucipo e Demócrito formularam a sua teoria de como é constituído a matéria. Leucipo era contemporâneo de Empédocles e veio de Mileto, Abdera ou Eléia. Demócrito nasceu em abdera e estudou na escola de filosofia de Leucipo. Nessa teoria a matéria era constituída por pequenas partículas que sempre existiram e que seriam indivisíveis: os Átomos
A palavra “átomo” vem do grego (a=não, tomo=divisão), esses átomos de Demócrito deveriam atender as seguintes condições:
Os átomos constituiriam toda e qualquer matéria.
Os átomos seriam qualitativamente iguais, diferindo, apenas, na forma, no tamanho e na massa.
Para Demócrito a grande variedade de materiais na natureza provinha dos movimentos dos diferentes tipos que, ao se chocarem, formavam conjuntos maiores, gerando diferentes corpos, com características próprias.
As idéias de Demócrito e de Leucipo foram retomadas depois da idade média.
Jhon Dalton
Desde a teoria de Leucipo e Demócrito até a teoria de Dalton, vários séculos si passaram. E nesse grande espaço de tempo muitos experimentos auxiliaram a retomada do assunto átomo, sendo vista com uma visão mais moderna e um pouco mais completa.
O professor inglês Jhon Dalton, publicou um