Psicologia
Os domínios do conhecimento humano são:
- arte – é a expressão do conhecimento que traduz a emoção e a sensibilidade através da música, de pinturas e artes plásticas;
- religião – é a formulação do conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios e princípios morais;
- filosofia – é o nome dado às especulações, a partir de povos antigos, e neles os gregos, em torno da origem e significado da existência humana;
- ciência – é composta pelo conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expressa por meio de uma linguagem precisa e rigorosa;
- senso comum – é o conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros, e tudo aquilo que aprendemos e apreendemos ao longo da vida.
2. Como você acha que os conhecimentos da Psicologia científica podem ajudar no dia-a-dia de sua futura profissão? Cite um exemplo em que estes conhecimentos possam ser utilizados.
A psicologia científica será de suma importância em minha futura profissão, uma vez que, seja para defender argumentos, seja para entender e interpretar leis haverá a necessidade contínua de estudos, e aí se aplica o domínio “ciência”, sem deixar de lado os demais domínios do conhecimento humano, que a meu ver têm um estreito relacionamento entre si.
Exemplo: Ao defender uma tese, deverei estar muito bem embasado em fatos ocorridos e provas, caso hajam, sempre me aprofundando nas leis regentes. E para que isso aconteça a ciência deverá fazer parte do meu dia a dia.
Pergunta sobre o capítulo 4:
1. Considere o relato abaixo sobre Epaminondas por seu amigo Gumercindo:
"Epaminondas é um sujeito muito tranquilo e mesmo tímido no dia a dia, mas é só tomar um chope que ele se transforma. Toda vez que saímos é a mesma coisa: Depois de umas e outras, ele começa a achar que todo mundo está olhando para ele e falando que ele é baixinho. Tudo bem que ele não é muito alto, mas ele também não é nenhum anão!