quimica resumo de modelos atomicos
A estrutura do átomo
Embora seja uma partícula extremamente pequena, seria o átomo constituído por partes menores?
Ao longo do tempo, diversos filósofos e cientistas tentaram responder essa questão, propondo diversos modelos atômicos sobre a distribuição interna do átomo.
Modelo dos Gregos (450 a.C)
No início do século XX, os estudos sobre os modelos atômicos revolucionaram a forma de compreender o universo. Surpresos, os cientistas desvendavam um novo mundo, ao mesmo tempo vago e microscópico, responsável pela constituição de toda a realidade visível que julgamos conhecer tão bem. Que regras comandariam este universo oculto?
Como descobri-las? Na busca de hipóteses que explicassem o mundo das pequenas partículas constituintes da matéria, a ciência deu passos gigantescos. Ela demonstrou que, mesmo sem observação direta, podemos propor novos modelos e teorias para o universo. Basta saber usar ferramentas teóricas como a matemática e muita criatividade. Os primeiros modelos elaborados sobre a constituição da matéria surgiram ainda na Antiguidade. Os filósofos foram os pioneiros na elaboração de teorias para explicar a natureza do mundo e nossas relações com ele. De onde viemos, como tudo funciona?
Assim, na busca de compreender a natureza, o filósofo grego Tales de Mileto procurava, entre outras coisas uma resposta à pergunta que havia sido feita há muito tempo: de que é constituída a matéria? Para ele, a água era a causa material de todas as coisas.
Assim o entendimento da natureza estava relacionado a um único princípio: a água que seria o elemento primordial, a matéria básica para a formação dos demais materiais.
Aristóteles, filósofo grego, desenvolveu uma teoria que ficou sendo aceita pela maioria dos estudiosos da época (século IV a.C.), que dizia: o universo seria formado pela combinação do que chamou de elementos fundamentais: água, ar, fogo e terra. Tais elementos podiam se transformar uns nos outros pelas