Evolução historica dos atomos
A menor partícula que caracteriza um elemento químico é chamado de átomo. Ele é composto por um núcleo, (prótons e nêutron) e elétrons.
As primeiras ideias sobre a constituição da matéria foram propostas pelos gregos por volta de 400 a.C.
O nome átomo (do grego átomo=indivisível),surgiu quando Demócrito (460a.c- 370a.c),admitiu que qualquer tipo de mateia seria formado por pequenas partículas ,essas partículas foram então chamadas de átomos.
Os átomos de Demócrito deveriam atender as seguintes condições: Os átomos constituíram toda e qualquer matéria. Os átomos seriam qualitativamente iguais, diferindo apenas, na forma, no tamanho e na massa.
Para justificar a razão dos átomos serem invisíveis, Empírico (241a.c- 270a.c),sugeriu eu havia um limite para o tamanho dos átomos.
Leucipo de Demócrito disseram que a matéria poderia ser dividida, porem não infinitamente, sendo assim ao parti-las varias vezes, chegaríamos a uma partícula muito pequena: uma esfera, invisível, impenetrável e invisível.
O MODELO ANATOMICO DE DALTON
John Dalton em 1807 baseou seu modelo nos antigos conceitos dos gregos. Sendo assim, imaginou o átomo como uma pequena esfera, com massa definindo propriedades características. Ao imaginar esse modelo. Dalton definiu elemento químico como sendo átomos que possuem a mesma massa, tamanho e forma.
John Dalton formalizou seu modelo nos seguintes postulados: Toda materia é composta de particulas fundamentais os atomos.
Os atomos são permanentes e indivisiveis, eles não podem ser criados e nem destruidos
Os elementos são caracterizados por seus átomos. Todos os átomos de diferentes elementos têm diferentes propriedades
As transformções químicaas consistem em uma combinação, separação ou arranjos de atomos.
Compostos químicos são formados de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.
MODELO PUDIN DE PASSAS DE THOMSON
O físico inglês, Joseph Thomson, efetuou experiências em tubos de