modelos abioticos quimicos
Modelos Atômicos
“ Na antiguidade até os dias atuais.”
E.E Prof ° Geraldo Justiniano de Resende Silva
Modelos Atômicos
Professor: Benivaldo
Integrantes :
Mirielen Andrade n° 29
Samara Cristina n° 34
Série : 1° B Automação Industrial
Resumo
Neste trabalho iremos falar sobre a Evolução histórica dos modelos atômicos, iremos mostrar as mudanças que ocorrer ao decorrer do tempo .
Também iremos apresentar três tipos de modelos como:
Modelo atômico de Thomson, Rutherford e Bohr .
Estes modelos foram os quais mais se aprofundaram no assunto . E busca de encontrar um modelo plausível .
Conteúdo
Quando falamos de átomo, nos vêm à mente os diferentes modelos atômicos propostos ao longo da história da ciência. Os filósofos gregos primeiramente propuseram a ideia de que a matéria era formada de partículas bem pequenas e que estas partículas eram indivisíveis. Essas partículas foram denominadas de átomos.
A ideia de átomo, ou melhor, a ideia da existência de uma partícula que fosse indivisível, reapareceu nos estudos realizados sobre as reações químicas no século XIX.
Com o passar do tempo, os estudos ficaram cada vez mais profundos na busca de uma explicação concreta um modelo atômico útil, pois um modelo só é útil enquanto explica de forma correta determinado fenômeno ou experimento sem entrar em conflito com experimentos anteriormente realizados.
Modelo Atômico de Thomson
O modelo atômico de Thomson é conhecido como “pudim de passas” e enuncia que o átomo é uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça e que nela se encontram cargas negativas estáticas distribuídas uniformemente, de modo que sua carga elétrica total seja nula.
Modelo Atômico de Rutherford
Rutherford, com a intenção de aprofundar seus estudos, foi para a Inglaterra submeter-se à orientação de Thomson nas investigações sobre as propriedades dos raios X