DO ÁTOMO GREGO AO ÁTOMO DE BOHR
1
DO ÁTOMO GREGO AO ÁTOMO DE BOHR: O PERFIL DE UM TEXTO PARA A DISCIPLINA
EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DA FÍSICA
Luiz O. Q. Peduzzi [peduzzi@fsc.ufsc.br]
Departamento de Física / Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - UFSC
RESUMO
Como parte de um programa de pesquisa que visa estabelecer uma maior articulação da história e filosofia da ciência com o ensino da física, explicita-se, neste trabalho, a orientação epistemológica e a linha mestra dos conteúdos a serem desenvolvidos em um texto voltado para o aluno de um curso de Evolução dos Conceitos da Física, bem como as origens e a motivação do estudo. Articulando a história à moderna filosofia da ciência, explorando temas que abrangem um extenso período do conhecimento científico, palco de rupturas tanto em nível de conceito quanto de método, o texto “Do átomo grego ao átomo de Bohr” propõe-se a estruturar conteúdos divididos em cinco grandes unidades: Do átomo grego ao átomo de Dalton; Sobre o atomismo do século dezenove: prelúdio a uma nova física; Do empirismo dos espectros aos primeiros modelos atômicos; O quantum de radiação; O átomo de Bohr. À luz da tese de que o aluno em formação não pode continuar afastado da história da sua ciência, o texto objetiva ocupar um espaço pouco explorado em termos de materiais didáticos voltados ao aluno universitário, certamente, pela pouca importância que ainda é dada à história da ciência nos cursos das ciências naturais, e da física, em particular.
INTRODUÇÃO
No prefácio da edição portuguesa do texto de Niels Bohr, ‘Sobre a constituição de átomos e moléculas’, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian (BOHR, 1989), o professor J. L. R.
Martins, físico de profissão, faz uma interessante reflexão sobre o valor didático, cultural e epistemológico da história da ciência na formação do futuro cientista, a partir do XII Congresso