Acessibilidade
Marta Gil.
"A acessibilidade é um direito, não um privilégio"
William Loughborough
Como definir "acessibilidade"?
O dicionário nos diz que "acessibilidade" é um substantivo que de- nota a qualidade de ser acessível; "acessível", por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance. Na área da Deficiência, quando este termo começou a ser utilizado, estava restrito ao ambiente construído e designava a eliminação de barreiras arquitetônicas. Na verdade, a expressão mais freqüentemente usada era "eliminação de barreiras", pois ficava subentendido que a pessoa se referia às barreiras arquitetônicas. A sensação que as pessoas têm (tanto as pessoas com deficiência quanto familiares, amigos e profissionais) é muito negativa: a cidade é vista como um lugar perigoso, cheio de armadilhas e obstáculos a serem enfrentados, que requerem disposição e paciência, todo dia. A ilustração de Ricardo Ferraz[1], logo baixo, traduz brilhantemente essa percepção e esse sentimento.
[pic]
Legenda: cadeirante, à esquerda do desenho, olha perplexo para a palavra"NÃO",que se ergue à sua frente como uma barreira enorme e ameaçadora.
1981: um ano a ser lembrado
Gradualmente, o panorama vem mudando. O ano de 1981 foi um marco significativo: a ONU - Organização das Nações Unidas decretou que esse era o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência (AIPPD). A sociedade se deu conta que havia pessoas com deficiência e que eram muitas. A visibilidade recém adquirida, com respaldo da ONU, estimulou a mudança de atitudes: organizações de pessoas com deficiência foram criadas; o tema foi matéria de jornais, televisões e rádios; direitos foram conquistados; as pessoas com deficiência puderam fazer soar sua voz e expressar desejos e vontades.
No bojo desta mudança, que se processa de forma gradual e que até hoje está acontecendo, podemos