relatorio
Máquina de Atwood
Disciplina: Física Experimental II (F 229) - Turma: B
Professor:
Alunos:
Campinas, abril de 2013.
Experimento 05 – MÁQUINA DE ATWOOD
Nomes: RA:
Bruno Favale Castelucci 141471
Gabriel Glasser 142039
Guilherme Antônio Novais Vieira 135933
Lucas Pedrecca Lopes 139614
Resumo O experimento 5 – Máquina de Atwood, consiste no estudo de uma grandeza muito relevante no campo da mecânica – Torque. A partir de uma diferença de massas, é produzida uma força resultante que provoca a rotação de uma polia na qual o fio que conecta as duas massas está sobreposto. A polia gira com aceleração angular constante. Este movimento tem grande importância dentro do estudo do momento de inércia de corpos com simetria cilíndrica, sendo possível, a partir da prática experimental, a determinação deste momento de inércia, e também da gravidade. Se há atrito entre o fio no qual as massas estão suspensas e a polia, então há uma relação entre a diferença entre as massas dos corpos e a aceleração linear do movimento:
Materiais Utilizados
- Polia de latão com eixo;
- Barbante;
- 2 Pesos de suspensão;
- Conjunto de discos metálicos;
- Trena (Precisão: ± 0,0005 m);
- Balança de precisão (Precisão: ± 0,1 g);
- Paquímetro (Precisão: ± 0,05 mm);
- Cronômetro (Precisão: ± 0,001 s).
Objetivo O objetivo deste experimento consiste na determinação experimental dos valores do momento de inércia e torque da polia, e comparar o valor do momento de inércia com o valor encontrado através de um cálculo adequado à expressão , sendo que os valores de M e R foram obtidos no laboratório.
Procedimento Montou-se sobre um suporte uma Máquina de Atwood, utilizando uma polia de latão fixada no suporte, pesos de massas iguais, e pesos adicionais, para provocar a diferença entre as massas m1 e m2, e assim, um peso resultante que provoca a rotação de polia. Depois de conectados o