Resumo Mkt
1. Reconhecer a importância e implicações estratégicas dos cinco níveis de produto:
Benefício núcleo: é o serviço ou benefício fundamental que o consumidor está comprando.
Produto genérico: o cacife para entrar no jogo da participação no mercado. Esse algo é a chapa de aço laminada a quente. Nem todos os produtos genéricos são iguais.
Produto esperado: representa as condições mínimas de compra do cliente: entrega, termos do negocio, assistência e novas ideias.
Produto aumentado: aquele que excede as expectativas normais dos compradores, que as aumenta com aspectos sobre os quais eles próprios nunca haviam pensado. Ex.: do aço: desenvolvimento de melhores formas de fabricação e revestimento do produto ou pela redução de sua espessura, que leva a diminuição de peso.
Produto potencial: tudo aquilo que pode ser feito para atrair e reter os clientes. Ex.: do aço: novos métodos e tecnologias para perfis, formas e fixação de aço com aço, aço com plástico e outros afins. Novas ideias de lubrificantes e materiais que reduzam ruído.
2. Saber decisões individuais e de linhas de produtos:
Decisões de produtos e serviços individuais:
A. Atributos de Produtos/Serviços = Transformar os benefícios esperados do produto em atributos como qualidade, características, estilo e design. A qualidade exerce um impacto direto no desempenho do produto ou serviço e, portanto, está estreitamente relacionado ao valor e a satisfação para o cliente. O acréscimo de características variáveis nos produtos é uma boa estratégia de diferenciação entre os produtos da empresa e os da concorrência. Características a que os clientes atribuem alto valor em relação aos custos devem ser adicionadas. O estilo simplesmente descreve a aparência de um produto. Já o design está além da superfície, ele vai precisamente até o coração do produto.
B. Branding= Uma marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação desses elementos. A marca identifica o fabricante