Resumo Miopia em MKT
MARIANA OLIVEIRA BRUM
RESUMO: MIOPIA EM MARKETING
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I
TRÊS RIOS, 2015.
Theodre Levitt destaca a visão debilitada de muitas empresas: é acentuado no texto o quanto as empresas são voltadas apenas para seus produtos, ao invés de se preocuparem também, e principalmente, com o mercado e seus clientes. Isso pode esconder dos administradores o verdadeiro potencial de suas empresas.
A falha na administração acarreta ameaças de crescimento (desaceleração e/ou estagnação) da empresa, e não a saturação do mercado como a maioria pensa. Tal falha é apontada por Levitt no quesito de uma organização não culminar a satisfação das necessidades de seu cliente, e sim, foco no produto, apenas.
Seguindo a ideia do exemplo das ferrovias citado no texto, o autor deixa claro que o declínio da atividade não se deu pelo fato de outras opções de transporte surgirem no mercado e fazer com que seus clientes migrassem para tais opções, mas pelo fato de que o foco era voltado somente para a atividade fim sem haver qualquer zelo em satisfazer as necessidades daqueles clientes.
A causa da ruína de muitas empresas para Levitt se dá através da alta referência ao produto como já citado, criando assim, o que o autor chama de ciclo auto-ilusório. Este ciclo deve-se a algumas condições: a empresa acredita que o crescimento será proporcionado por uma população em expansão; acredita que não existirá um produto substituto tão bom quanto ao seu principal; acúmulo de fé na produção em massa e vantagens da rápida queda do custo unitário com o aumento da produção, desviando assim com essas crenças, a atenção e preocupação voltada para os produtos, esquecendo-se do principal: o mercado em que a empresa está inserida e seus clientes.
Por fim, o autor se mostra bastante categórico ao exemplificar seu texto com exemplos concretos que se desenvolveram ao longo da história das organizações.
As empresas se