Resumo Mercador De Veneza Versa O Final
Professora: Perla Muller-Introdução ao estudo do Direito
Turma B- Primeiro Semestre de Direito.
Alunos: Luis Henrique Glingani, Maria Julia Ferreira,Vitor Machado G. Da Silva, Matheus Dutra, Luís Henrique Pivetta, Leonardo Barros e Isabella Faria.
Resumo; Escrita Pelo mais famoso dramaturgo da história, William Shakespeare, A obra O mercador de Veneza, foi criada entre 1596 e 1598 e possui o gênero comédia trágica.
O mercador de Veneza retrata a história de Bassânio (século XIV), na cidade de Veneza (Itália), a qual, naquele momento poderia ser considerada uma das mais prósperas do mundo, graças ao comércio. Bassânio (jovem de origem nobre, porém sem muito patrimônio) sonha com uma busca idealizada pela amada Pórcia. Para isto, seria necessária uma viagem de três meses, e o mesmo não tem dinheiro, nem encontra meios para tal. A história começa então com o fato de que o jovem rapaz, disposto a casar-se com a bela moça, herdeira de grandes patrimônios, não vê meios para encontrá-la. E devido a este problema, e ao seu desejo pela busca insaciável e incansável por Pórcia, Bassânio então, procurando meios de chegar até sua amada, pede ajuda ao seu grande e íntimo amigo Antônio, um dos mais ricos comerciantes de Veneza, e considerado um homem de bom coração. Antônio, por sua vez, explica ao amigo que não tem dinheiro para emprestar, uma vez que seus navios e bens estão no mar. Mas sugere que seja fiador de uma dívida, caso Bassânio vá atrás de um empréstimo. O mercador (Antonio), tinha certeza que logo chegaria um valor bem grande com suas embarcações, e que por conta disso não precisaria preocupar-se. Bassânio procura então Shylock, um rico judeu, famoso por agiotagem. Ocorre que o ancião odeia Antônio por seu anti-semitismo, e ao ver que ele será o fiador, faz então uma proposta um tanto quanto inaceitável: se ele não receber o empréstimo e o juros até a data especificada (três meses), o fiador teria que dispor de uma libra de sua própria carne.