circuitos eletricos
1. Objetivos
Neste experimento o objetivo inicial é entender a leitura do código de cores em resistores e posteriormente, obter o comportamento da Curva Característica (CCAR) do Resistor e da Lâmpada, ou seja, medidas de tensão sobre o componente em estudo versus corrente do circuito.
2. Introdução Teórica
No estudo da eletricidade o conceito de corrente elétrica é definido de várias maneiras. A definição clássica diz que corrente elétrica é o movimento ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, os elétrons. Para existir esse fluxo é necessária uma diferença de potencial, chamada de tensão, entre suas extremidades.
A corrente elétrica pode ter uma passagem facilitada ou dificultada dependendo do tipo de material usado no circuito. A medida de oposição do material ao fluxo de corrente elétrica é chamada de resistividade de um material. Quanto mais alto for a resistividade mais difícil o material permite a passagem de carga elétrica. A unidade de resistividade é o ohm metro (Ωm).
Os principais equipamentos para fazer as medidas de grandeza em um circuito elétrico são o amperímetro, voltímetro e ohmímetro.
O Amperímetro serve para medir a corrente elétrica de um circuito. Para que passe a corrente pelo amperímetro este dispõe de uma baixíssima resistência. Devido a sua baixa resistência é necessário que o amperimetro seja sempre instalado em série no circuito. Se for instalado em paralelo irá ocorrer curto circuito.
O Voltímetro serve para medir a voltagem de um circuito ou de um trecho do circuito. Para que não passe corrente pelo voltímetro, e este sirva para medir a ddp, é necessário que o voltímetro tenha uma grande resistência e seja instalado em paralelo no circuito. Se for instalado em série a corrente será majioriatamente dissipada na resistência do voltímetro e este não servirá para medir