RESUMO MANEJO STEFANY
CAMPUS RIO BRANCO
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA
MANEJO E CONSERVAÇÃO
RIO BRANCO – AC
MAIO, 2015
STEFANY DE LIMA DOS SANTOS
Resumo apresentado à professora Irineide
Ferraz para obtenção de parte de nota na disciplina de Manejo e Conservação.
RIO BRANCO – AC
25 DE MAIO / 2015
2
Conservação de comunidades
Conservação de comunidades biológicas é o modo mais eficaz de preservação da diversidade biológica como um todo, como nós temos recursos e conhecimentos suficientes para manter em cativeiro somente uma pequena parcela das espécies do mundo, esta é a única forma de se preservar espécies e larga escala, as comunidades biológicas podem ser preservadas através do estabelecimento de áreas protegidas, implementação de medidas
de
conservação foras das áreas protegidas, e restauração das comunidades biológicas em habitats degradados.
Comunidades biológicas variam desde as que são muito influenciadas pelo homem e as que são pouco influenciadas pelo homem, porém não deixam de ser comunidades biológicas importantes.
Uma das medidas mais controvertidas na preservação de comunidades biológicas é o estabelecimento de áreas legalmente protegidas, se por um lado, a legislação e a aquisição de se terras, por si só não asseguram a preservação do habitat, por outro, representam um importante ponto de partida.
As áreas protegidas também tem sido estabelecidas por sociedade tradicionais que desejam manter seu modo de vida. O governo federal tem reconhecido os direitos que as sociedades tradicionais têm sobre a terra não só
3
no Brasil, como também nos EUA, Canadá e Malásia, embora isso muitas vezes só ocorra após brigas em tribunais.
Em um mundo com uma superpopulação e com restrições econômicas, é necessário estabelecer prioridade para a conservação da diversidade biológica.
Enquanto alguns conservacionistas argumentam que não de deveria perdem nenhuma espécie, a realidade é que espécies são extintas todos os dias.
A