Ensaio de Teor de Umidade
JÚLIA JANSSEN DE SÁ
MATHEUS LUIZ PARODE BANDEIRA
CAIXA 40
TURMA 350
Ensaio realizado dias 12 e 18/03/2015
PORTO ALEGRE, MARÇO DE 2015.
OBJETIVO
O ensaio tem como objetivo estabelecer, na data referida, o valor médio do teor de umidade da amostra de solo ensaiada, pertencente à caixa nº 40 do Laboratório de Mecânica dos Solos da PUCRS. Este valor será obtido através do método da estufa e de seus subsequentes cálculos.
NORMAS TÉCNICAS O ensaio foi baseado na norma técnica do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, DNER-ME 213/94, cujo objetivo é prescrever o método a ser adotado na execução de ensaio para determinação do teor de umidade dos solos, prescrevendo a aparelhagem, a amostragem e os requisitos para obtenção do resultado.
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS Para a realização do ensaio de teor de umidade através do método da estufa, que será descrito a seguir, foram utilizados os seguintes materiais: a) Estufa elétrica, controlada automaticamente por termostato, capaz de manter a temperatura continuamente entre 110 °C ± 5 °C; b) Balança com resolução de 0,1% da massa da amostra do solo; c) Recipientes de metal (cápsulas) resistentes à corrosão e infenso a mudança de massa ou desintegração, quando submetidos a repetidos ciclos de aquecimento e resfriamento, dispondo de tampas para evitar a perda de umidade das amostras neles contidas antes da pesagem, e evitar a absorção de umidade da atmosfera após a secagem e durante a pesagem final; d) Pinça metálica, utilizada para retirar as cápsulas ainda quentes da estufa.
PROCEDIMENTO Etapas do ensaio de teor de umidade: 1. Coletar uma amostra de material passante na peneira de número #10. 2. Separar três cápsulas metálicas, cada conjunto contendo a sua respectiva tampa e número, anotando em seguida o peso de cada um, com precisão de 0,01g. 3. Distribuir uma pequena quantidade da amostra em cada uma das três cápsulas. 4. Pesar