CERTIFICA O DIGITAL 1
FACULDADE DE TECNOLOGIA DA PRAIA GRANDE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
CAMILA VIEIRA
HARIANNE QUEIROZ
JAQUELINE ENTZ
NATHALIA FERRAZ
NATHALIE MENK
STEFANY CAÑA
CERTIFICAÇÃO DIGITAL
PRAIA GRANDE – SP
MARÇO/2015
CAMILA VIEIRA
HARIANNE QUEIROZ
JAQUELINE ENTZ
NATHALIA FERRAZ
NATHALIE MENK
STEFANY CAÑA
CERTIFICAÇÃO DIGITAL
Trabalho apresentado a disciplina Projeto de Comércio Exterior I, ministrada pelo professor Fábio Pessoa de Sá.
PRAIA GRANDE – SP
MARÇO/2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa abordar acerca da certificação digital, a qual conceitua-se como um documento eletrônico que contém dados sobre uma pessoa ou empresa. Ademais, os certificados digitais possuem uma forma de assinatura eletrônica de uma instituição reconhecida por todos como confiável.
Outrossim, os métodos criptográficos empregados impedem que a assinatura eletrônica seja falsificada, ou que ainda, os dados sejam adulterados ou copiados.
Por fim, a certificação digital garante três princípios básicos da comunicação em prol do âmbito da informática, ou seja, na rede de computadores, como: autenticidade, privacidade e inviolabilidade.
CERTIFICAÇÃO DIGITAL
O que é Certificação Digital?
Os computadores e a Internet são largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto, estas transações eletrônicas necessitam da adoção de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas.
A Certificação Digital garante os três princípios básicos da comunicação segura em ambiente de rede de computador: autenticidade, privacidade e inviolabilidade. Em outras palavras, o documento eletrônico gerado por quem possui um Certificado Digital não pode ser refutado ou alterado posteriormente, sendo