RESENHA 2014 MODELO
Faculdade de Itaituba – FAI PERÍODO: I
Docente:WALBEA LUCIA LOBATO MARTINS
Disciplina: LEITURA, RECEPÇÂO E PRODUÇÂO DE TEXTOS.
RAGO, Luzia Margareth e Eduardo F. P. Moreira, 1º edição, 1984,coleção
Primeiros Passos, Editora Brasiliense.
RESENHA
A paulista Luzia Margareth Rago, formada em história Departamento de História da USP, é professora livre docente do Departamento de História da Unicamp. Publicou Do cabaré ao lar. A utopia da cidade disciplinar (Brasil—1890\1930), pela ED. Paz e Terra, 1985; Os prazeres danoite. Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo, 1890-1930 (ED. Paz e Terra, 1991); Entre a história e a liberdade: Luce Fabbri e o anarquismo contemporâneo (Editora da UNESP, 2001). Organizou, com Luiz Orlandi e Alfredo Veiga- Neto, a coletânea Imagens de Foucault e Deleuze. Ressonâncias nietzchianas (Ed. DPA, 2002). Adora Michel Foucault.
Eduardo F. P. Moreira formou-se e m administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas e defendeu o mestrado na Faculdade de Economia da Unicamp. Atualmente é professor da Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo( PUC- SP).
Os autores enfatizam o tema sobre Taylorismo conhecendo de perto a dificuldade que se instalou em nossa sociedade de vivermos sem o controle total do tempo, sem nos guiarmos continuamente pela pressão obsessiva do relógio, mesmo quando nada temos a fazer. Numa sociedade que valoriza o tempo do mercado, tempo linear, evolutivo, tempo dinheiro que passa muito rápido, que se gasta e que se deve ser utilizado ao máximo, perdeu-se definitivamente os vínculos com a natureza. Para a nossa sociedade o tempo transformou-se em mercadoria. O livro. O que é Taylorismo de Luzia Margareth Rago e Eduardo F. P. Moreira esta dividido em oito partes, sendo uma introdução, seis capítulos que discorrem sobre alguns temas que supostamente tenham ligação com a proposta inicial dos