Resumo Malthus
Perfil do Autor
Thomas Robert Malthus (1766-1834), era filho de um nobre de província adepto das ideias novas e conquistado pelas teses de Godwin. Após receber ordens, Malthus se torna pastor de um burgo da província e logo entra em reação às ideias mais caras a seu pai. Em 1795, era adotada uma nova lei que aumentava a assistência aos pobres, determinando que, aqueles que recebiam um salário insuficiente para viver, deviam receber um auxílio de suas paróquias.
Dessa forma, para refutar a nova lei e as ideias de Godwin, Malthus publicou, em 1798, sob o véu do anonimato, o seu Ensaio sobre o Princípio de População. Uma segunda edição do Ensaio foi lançada em 1803, dessa vez com o nome do autor.
A Teoria do Valor
- O valor e o excedente se definem no mercado, conforme produção (oferta) e demanda (diferente de Smith, Ricardo e Marx, que observam o excedente na produção).
- Defende a utilidade universal da troca, sendo a mesma benéfica tanto para os capitalistas quanto para os trabalhadores. Dessa forma, argumentava que os conflitos de classes eram superficiais, decorrentes da ignorância sobre o funcionamento da economia.
- O valor depende dos custos de produção (as três rendas, salário, lucro e renda da terra) e depende também da demanda.
- O valor de qualquer bem é a sua capacidade de ser utilizado sobretudo de ser trocado por outros bens. Dois artigos, como trigo e sapatos, terão custos de mão-de-obra iguais por unidade, todavia a produção de trigo exige maior custo de terra por unidade, logo os bens serão vendidos com preços diferentes no mercado.
- As forças da oferta e demanda de mercado não ajustam automaticamente o preço de mercado ao preço natural.
A Teoria da Distribuição
- Não é possível considerar o valor independentemente das condições do comércio e das variações no valor do dinheiro (distribuição).
- A moeda tem um papel de importância máxima para a distribuição e, portanto, para o valor do produção nacional.
- O preço