Poulação
O trabalho que será apresentado é resultado de uma pesquisa, abordando vários assuntos divididos por tópicos como conceitos fundamentais de população, teorias demográficas, estrutura da população e a população brasileira. A partir da pesquisa feita, foi confeccionado um resumo de acordo com cada tópico, resumo este que tem por objetivo esclarecer assuntos como a teoria de Malthus, e também sobre a população atual do Brasil.
1. Conceitos Fundamentais de População. População Absoluta e Densidade Demográfica.
População Absoluta: É o número total de habitantes de um lugar (país, cidade etc.). Densidade demográfica: É o número (a média) de habitantes por km.
Para obtê-la basta dividir a população absoluta pela área da região analisada (país, cidade etc.). Taxa de Natalidade e Mortalidade.
Taxa de natalidade: É a relação entre o número de nascimentos ocorridos em 1 ano e o número de habitantes. Uma taxa de natalidade de 30%o (por mil) significa que nasceram trinta crianças (vivas) para cada grupo de mil habitantes em um ano.
Taxa de mortalidade: É a relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e o número de habitantes (mortalidade geral). Além desse tipo de mortalidade, há também a mortalidade infantil, que é o número de crianças mortas antes de completar 1 ano de vida para cada grupo de 1.000 crianças com menos de 1 ano de idade. Essa taxa é um importante indicador do nível de desenvolvimento socioeconômico dos diversos países do mundo.
Crescimento Vegetativo e Natural.
Crescimento vegetativo ou natural. É a diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade. Não inclui os estrangeiros residentes no país.
2. Teorias Demográficas.
Teoria de Malthus No final do século XVIII, o pastor anglicano Thomas Robert Malthus, laçou sua famosa teoria, segundo a qual a razão para a existência da miséria e das enfermidades sociais,seria o descompasso entre: a capacidade de produção de alimentos, que se daria