Questões de poulação
7629. (Ufpel) O envelhecimento populacional está mudando o perfil da pirâmide etária brasileira. Até 1980, a pirâmide era larga na base e afunilada no pico; atualmente, tem base mais estreita e formato menos afunilado.
A projeção da transição demográfica apresentada na figura a seguir comprova essa tendência.
[pic]
Com base nos dados apresentados, analise as seguintes afirmativas.
I. Até 1980, predominavam, no Brasil, as crianças e os jovens; na atualidade, existe a tendência de crescimento da população de adultos e idosos, fato que obriga o Poder Público a rever as prioridades dos investimentos sociais no país.
II. A desaceleração no crescimento da população, a queda da fertilidade, o aumento na proporção de idosos e na população urbana - uma tendência global - colocam o Brasil entre as nações desenvolvidas.
III. O aumento do número de idosos, associado ao menor número de nascimentos, corrobora a necessidade de investimentos em creches e escolas de educação básica, já que o percentual da população jovem tende a zero.
IV. A tendência atual do envelhecimento da população brasileira gerou a necessidade de rever o sistema previdenciário, que ainda tinha como referência uma realidade antiga, em que o percentual de idosos era menor.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) II e III.
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) I e III.
7471. (Uerj)
[pic]
Com base nos dados do gráfico, referentes à estrutura etária da população brasileira em 1950 e em 1991, identifique:
a) uma mudança ocorrida entre esses dois anos e sua respectiva causa;
b) outra mudança e sua respectiva conseqüência socioeconômica.
7486. (Fatec) A questão está relacionada ao gráfico e às afirmações a seguir.
[pic]
I. A taxa de mortalidade infantil é um dos mais importantes indicadores da qualidade de vida da população.
II. A sensível diminuição da mortalidade infantil está relacionada a vários fatores, entre os quais o processo de urbanização e o aumento das