Industria cultural e sociedade
R= A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autõnomos independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.
Com as palavras de Adorno, na Indústria Cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais.Um exemplo disso, é o cinema.O que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, agora se tornou um meio eficaz de manipulação.portanto podemos dizer que a Indústria Cultural traz consigo todos os elementos característicos do mundo industrial moderno e nele exerce um papel específico, qual seja o de portadora da ideologia dominante, a qual autorga sentido a todo o sistema.
2ª)Já hoje as obras de arte como palavras de ordem políticas são oportunamente adaptadas pela Indústria Cultural, levadas a preços reduzidos a um público relutante, e o seu uso se torna acessível a todos como o uso dos parques.Mas a dissolução do seu autêntico caráter de mercadoria não significa que elas sejam custodiadas e salvas na vida de uma sociedade livre, mas sim que desaparece até a ultima garantia contra a sua degradação em bens culturais.
R=A Industria Cultural se apoderou de obras de artes tornando-as padronizadas e massificadas ,degradando valor, facilitando o acesso com preços baixos e quantidade considerada no mercado,portanto a indústria rompe o valor significante que ela presume,