Resumo Jean Baptiste e Thomas Malthus
Jean-Baptiste Say, nasceu em Lyon em 5 de Janeiro de 1767. Foi um economista Frânces, criador da lei de Say. A lei de Say dizia que os mercados sempre tendem ao equilíbrio. Mas o que é exatamente a Lei de Say? A descrição de sua famosa lei dos mercados pode ser encontrada no capítulo 15 do livro de Say, A Treatise on Political Economy: “Quando um produto é criado, ele, desde aquele instante, por meio de seu próprio valor, proporciona acesso a outros mercados e a outros produtos.” Isso quer dizer que quando um vendedor vende um produto ele se torna um potencial comprador, por que só se compra quando se tem dinheiro.
Thomas Mathus Thomas Mathus nasceu em Rookery, em 14 de fevereiro de 1766. Foi um economista Francês, considerado o pai da demografia por sua teoria para o controle do aumento populacional, conhecida como malthusianismo. A teoria Malthusiana foi a primeira teoria populacional a relacionar o crescimento da população com a fome, afirmando a tendência do crescimento populacional em progressão geométrica, e do crescimento da oferta de alimentos em progressão aritmética. Malthus acreditava que o crescimento demográfico iria ultrapassar a capacidade produtiva da terra gerando fome e miséria.
Segundo Malthus, as únicas formas de evitar que isso acontecesse seria reduzindo a taxa de natalidade através da proibição de que casais muito jovens tivessem filhos, do controle da quantidade de filhos por família nos países pobres, do aumento do preço dos alimentos e da redução dos salários para forçar as populações mais pobres a ter menos filhos.
Entretanto, Malthus argumentava que a alta taxa de mortalidade e fecundidade seriam praticamente impossíveis de reduzir uma vez que eram conseqüências de fatores fora do alcance da intervenção humana. Por isso, ele defendia que desastres como a fome, a epidemia e a guerra eram benéficas no sentido de serem um controle para o crescimento populacional.
Bibliografia