Resumo Mackinder - Heartland
RESUMO HALFORD MACKINDER E A GEOPOLÍTICA DO HEARTLAND
Em 1904, a expansão das grandes potências europeias estava quase concluída. Em isso, a fase colombiana tinha fim. A conquista das estepes siberianas pelos russos e o domínio do novo mundo definiu a oposição entre oceanismo e continentalismo e mostrou o embate entre o poder marítimo e o terrestre pela hegemonia mundial. Como o Imperialismo, aconteceu a integração terrestre mundial ligada por relações econômicas e políticas.
Na política, a sociedade internacional encontrava-se fragmentada e no plano econômico estava integrada em um mercado único. Os países que se constituíram Estados nacionais precoces, tiveram vantagem na corrida imperialista, enquanto os Estados tardios ficaram em desvantagem. As rivalidades levaram a uma corrida armamentista que agravou ainda mais a crise europeia. No inicio do século XX houve o surgimento de um sistema político fechado que, segundo Mackinder, sua esfera de atuação seria o mundo inteiro. Numa época de hegemonia global da civilização europeia, a noção de sistema político fechado era uma formulação inédita e inovadora.
A visão de Mackinder baseia-se nas realidades geográficas que se condicionam sobre os processos históricos e no declínio da supremacia mundial do poder marítimo e no advento da fase pós-colombiana do poder terrestre. Para ele, a geografia física continuava sendo o fator mais constante na historia de formação de grupos humanos. A indução, a servidão e a natureza influenciavam a história dos povos, definindo seu caráter nacional e desenvolvendo neles a vocação marítima ou continental.
A rivalidade entre o poder marítimo e terrestre é vista em diversos momentos da historia como, por exemplo, na Idade Moderna, a Guerra dos Sete Anos, na qual a Inglaterra, potência marítima, e a França, potência terrestre, entraram em conflito. Mackinder defendia a tese de que o poder