Resumo Analítico - Karl Haushofer e a Geopolitik Alemã
Unesp – Campus de Marília
Resumo Analítico
Disciplina: Geopolítica e Segurança Internacional
Professor: Sérgio Urbaneja
Curso: Relações Internacionais
Título: Karl Haushofer e a Geopolitik Alemã
Dados da publicação: MELLO, Leonel Itaussu Almeida. Quem Tem Medo da Geopolítica? São Paulo: Hucitec/Editora da Universidade de São Paulo, 1999, cap. 3.
Descrição do trabalho: O presente capítulo é o terceiro da análise da obra de Mackinder, onde o autor discorre sobre a influência do mesmo sobre o trabalho dos autoresde perspectiva realista Nicholas Spykman e Zbigniew Brzezinski. As ideias de ambos tiveram grande receptividade dentre a elite estadunidense por dar subsídio à elaboração da estratégia americana após a Segunda Guerra Mundial.
Antes de iniciar a investigação, em “Por que um intermezzo?”, o autor retoma a influência de Mackinder sobre a Geopolitik alemã do entreguerras, em especial sobre o general geógrafo Karl Haushofer. No entanto, é preciso diferenciar geopolítica em geral, da Geopolitik alemã. A primeira seria um ramo da ciência política, que estuda as relações entre a política e a geografia; enquanto a segunda vem da geopolítica, mas tornou-se uma ideologia geográfica utilizada para legitimar a política de poder do III Reich. Para isso, o autor então analisa as relações Mackinder/Haushofer e Haushofer/Hitler.
Para Mackinder, uma aliança da Rússia com a Alemanha er aperigosa, pois essa junção do Heartland com uma potência centro-européia geraria um poder anfíbio, abalando o equilíbrio de poderes na região da Eurásia, o que apresentaria uma ameaça à hegemonia inglesa.
No entanto, deve-se ressaltar que a política externa nazista era essencialmente continental, não mostrando interesse no potencial insular que a Rússia apresentava. O seu inimigo central era a França, não a Inglaterra.O pacto nazi-soviético estabelecido em 1939 dava indícios de que a teoria de Haushofer estava correta, porém, isso seria refutado em