Geopolitica
MACKINDER
HAUSHOFER
Data e Local de Origem
Alfred Thayer Mahan (1840-1914)
Nova Iorque, EUA.
Halford John Mackinder (1861-1947)
Gainsborough, Reino Unido
Karl Haushofer (1869-1946)
Munique, Alemanha
Formação e principais atividades
Mahan graduou-se na Academia Naval dos Estados Unidos, tornou-se oficial da Marinha durante a Guerra Civil (1861-1865). Dedicou-se ao estudo do problema naval na história especializando-se, sobretudo nos conflitos navais europeus ocorridos entre os séculos 17 e 19, que envolveram a Inglaterra e a França.
Algumas de suas teorias:
- A posição geográfica do país;
– A presença de portos profundos em foz de rios;
– A extensão territorial;
– O caráter do povo com relação ao mar e;
– As políticas do governo para o desenvolvimento e o fortalecimento do poder marítimo.
Mackinder foi o típico intelectual acadêmico ligado inicialmente a Oxford University, onde havia realizado cursos nas áreas de ciências naturais e historia, tomando, posteriormente, interesse pela Geografia. Este interesse o levou a participar da fundação da Associação Geográfica, entidade responsável pela divulgação da Geografia e seu ensino em escolas por toda Inglaterra nos princípios do século 20.
General-geográfo e responsável pela criação do Instituto de Geopolitica de Munique. Após concluir seus estudos secundários, ingressou na carreira militar de seu país, como soldado o mesmo foi enviado ao Japão. Com suas experiências em terras orientais, nasce seu profundo interesse pela cultura nipônica, levando-o, inclusive a escrever e defender uma tese de doutorado sobre o Japão. Na I Guerra Mundial, comandou como oficial general, o corpo de artilharia alemã.
Principais teorias geopolíticas
As concepções geopolíticas de Mahan priveligiavam a região inter-oceânica entre Atlântico e Pacífico, considerada pelos seus estudos de fundamental importância para a supremacia norte-americana. Mahan desenvolve seus estudos em uma época em que os