Resumo livro Ler e escrever
"Ler e escrever na escola: o real o possível e o necessário"
Delia Lerner
Délia Lerner aborda em seu livro, a necessidade de formar cidadãos da cultura escrita.
Para isso, é necessário que o educador, faça de seus alunos e de sua escola, uma comunidade de leitores, e que transforme de seus leitores, uma construção de significados.
A autora aponta vários desafios encontrados no processo de ensino-aprendizagem, enfrentados pelos docentes e instituições de ensino. Além disso, os docentes buscam uma formação contínua em benefício de seus conhecimentos, para um melhor desempenho em sala de aula.
Délia afirma que a didática aplicada pelos docentes, apresenta dificuldades, pois sofre um processo de desvalorização e carência de materiais didáticos.
A transformação didática, de cuidar, que o objeto apresentado na escola, conserve as características essenciais que tem fora dela, e de velar para que as atividades e as intervenções que eventualmente se sugerem ao professor tornem possível a formação de leitores e escritores competentes, em vez de atrapalhar, devem ser levados em conta.
Segundo a autora, o sentido da leitura, é proporcionar ao aluno, o uso da mesma, em benefício dele próprio e da sociedade.
Avaliar a leitura proporciona a ele, se autocontrolar, a compreender e criar estratégias, revisar seus escritos, gerando novas aprendizagens e possibilidades de avaliações.
Para Lerner, é responsabilidade de cada professor, prever atividades e intervenções, que favoreçam a presença na sala de aula do objeto de conhecimento, tal como foi socialmente produzido assim como refletir sobre sua prática e efetuar as retificações que sejam necessárias e possíveis.