Resumo Do Cap Tulo 4 Do Livro Ler E Escrever
Bibliografia: KOCH, Ingedore Vilaça & Vanda Maria ELIAS. 2009. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto. 220 p.
O capítulo aborda o Contexto. Entre exemplos, compara casos de nosso dia a dia e como nós agimos e resalta a importância dos detalhes para que possamos entender determinadas situações, nos introduzindo ao tema.
Fiel à proposta do livro, o autores tratam o assunto se concentrado na escrita. A escrita tem inúmeros fatores que devem ser levados em conta para um texto fazer sentido. Um autor tem que levar em consideração não apenas se o que escreve é adequado ao gênero inicial do texto, mas o leitor destinado. Deve manter em mente qual é o objetivo do texto. Se observarmos com cuidado se torna claro que necessitamos de um conhecimento base para entendermos as informações que recebemos sejam escritas ou faladas. É preciso que tenhamos conhecimentos em comum.
Mas o que é contexto, afinal? Contexto é hoje em dia é visto como o conjunto de conhecimentos que nós já temos, a situação, o ambiente, o assunto. É tudo que nos ajuda a estabelecer coerência a um texto. A cultura de determinada região é um exemplo de um contexto.
No inicio da Linguística Textual o contexto era apenas considerado como o cotexto, como os autores destacam, e mais tarde somos trazidos à ideia de contexto imediato (como o local, o tempo, a forma de comunicação, etc.) e só então o contexto mediato ou sócio-histórico-cultural.
Uma característica da contextualização destacada no capítulo é a Focalização. É ela que nos ajuda a não perdemos de vista um tema, traçando limites, por assim dizer. A focalização é importantíssima para a contextualização. Ela auxilia no desenvolvimento do texto e contribui para a sua coerência.
Ao todo esse capítulo fala da importância dos aspectos contextuais nos texto e de sua importância para o nosso melhor entendimento.