RESUMO DO LIVRO: “ PRECISO ENSINAR O LETRAMENTO? NÃO BASTA ENSINAR A LER E A ESCREVER? ”.
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
DISCIPLINA: Alfabetização e Letramento.
RESUMO DO LIVRO: “ PRECISO ENSINAR O LETRAMENTO? NÃO BASTA ENSINAR A LER E A ESCREVER? ”.
______________________________________________________________________
O QUE NÃO É LETRAMENTO?
LETRAMENTO NÃO É UM MÉTODO
Muitas vezes pesquisas, hipóteses, conceitos sobre letramento são transformados e interpretados como “novos métodos” de ensino. Mas a autora deixa claro que letramento não é um método.
Letramento é a inserção das pessoas de um modo geral ao contato com a escrita, que se dá através da leitura dos mais diversos materiais (livros, jornais, revistas...), e que se praticado diariamente leva a uma boa fluência e compreensão da escrita.
Na atividade de letramento deve-se sempre oferecer algo interessante que instigue e que seja além da capacidade do aluno.
LETRAMENTO NÃO É ALFABETIZAÇÃO A alfabetização se dá pelo processo que a criança passa de entrar em contato com as atividades de aprendizagem do sistema de escrita. Ou seja, o ensinamento da alfabetização em partes é sistemático. É necessária a apresentação do alfabeto, sua ortografia e seus sons. O que é diferente da prática do letramento, onde só a pessoa observando as letras, muitas vezes consegui “se virar”, pois ela sabe a função que tem o letreiro encima do ônibus, por exemplo. Saber o significado de uma carta ou bilhete, também o torna praticante do letramento.
Portanto, o letramento não é alfabetização. Mas faz parte integrante dela.
LETRAMENTO NÃO É HABILIDADE
Uma criança apenas alfabetizada não saberá interpretar textos, artigos, propagandas, sem estar letrada, ou seja, sem saber o significado de cada palavra e sua função. Exemplo: Saber ler e escrever a palavra “UVA” é o resultado do processo de alfabetização. Saber o que é, e para que serve a uva é o resultado de ser letrado ou não.
O letramento pode ocorrer sem alfabetização, mas a