ALFABETIZA O E LETRAMENTO
”Aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto numa relação dinâmica vinculando linguagem e realidade e ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tomar consciência da realidade e de transformá-la.”
Paulo Freire
Resumo
O presente artigo tem como proposta colocar as discussões sobre a importância do processo de alfabetizar em consonância com a proposta do letramento. Em estudos sobre as idéias de Soares (2003), Kleiman (1995), Ferrero(2001) e muitos outros estudiosos do assunto, as concepções sobre alfabetização e letramento apresentam pontos comuns quando o assunto é levado para o campo da socialização e da busca pelo direito a ser considerado cidadão. A partir da conscientização de que o sistema deve favorecer uma atutude condizente com a realidade, o ensino tende a ter mais qualidade.
Palavras-chave: alfabetização – letramento – cidadania – socialização
Introdução Alfabetização e letramento são muito mais do que a junção entre a teoria de ensinar a ler e escrever (decodificação do alfabeto) do que se pode ter certeza do que seja o sucesso de um educando. Segundo diferentes estudos sobre esta área específica, as discussões sobre a prática do construtivismo também estão colocadas como algo que se associe ao ensino da leitura e da escrita a partir do contexto da socialização de idéias do cotidiano de cada sujeito desse processo. Para Magda Soares, professora emérita da UFMG _ Univesidade Ferderal de Minas Gerais_ respondendo a uma entrevista para o jornal do Brasil em 26 de novembro 2000, "A cada momento, multiplicam-se as demandas por práticas de leitura e de escrita, não só na chamada cultura do papel, mas também na nova cultura da tela, com os meios eletrônicos", isso porque o ato em si não mais pode ser visto com o formato da antiga pedagogia