Alfabetiza O E Letramento
Aprender a lê a escreve e se alfabetiza se, é antes de tudo aprender a ler o mundo e compreender o seu contexto não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula a linguagem e a realidade. O método de alfabetização é aquele que esta baseada na realidade do aluno.
Aprender a uma língua não é somente aprender palavras, mas também seus significados culturais e com eles os modos pelos quais as pessoas entendam e interpretam a realidade. Antigamente pensava em ser alfabetizado era só conhecer o código linguístico, ou seja, conhecer a letra do alfabeto.
Letra uma criança nos dias de hoje significa inserir ela no mundo letrado trabalhando com diferentes usos de escrita na sociedade
As crianças com a visão interacionista são capazes de reconstruir esse sistema de apresentação interagindo com a língua escrita e seus usos, e com as praticas sócias, isto é interagindo com o material “para ler” e não com material artificialmente produto para” aprender a ler”
Eu entendo que o aprendizado se da por uma progressiva construção de conhecimento na relação da criança junto com o objeto “língua escrita” as dificuldades da criança passa á ser vista com os erros, isso com o construtivismo resultado de constante reestruturação.
Agora seria no ano de 80 que se da simultaneamente a invasão do termo letramento no Brasil, sendo que na França e no Portugal já tivesse dicionarizado desde final do século XIX.
Embora que nos anos 70 a UNESCO ampliou o conceito de literatura, que sugeriu que a avaliação internacional sobre o domínio de competência da leitura e da escrita fosse além de medir apenas a capacidade de saber, ênfase postar nas relações entre as praticas sociais de leitura e de escrita.