Letramento
Suzana Dias Monte Alegre
RESUMO
O objetivo deste artigo é transmitir aos pais, professores e profissionais, informações relevantes sobre o letramento . O estudo foi desenvolvido, a partir de uma pesquisa em livros, revistas e artigos e rede eletrônica, consolidando a análise bibliográfica. Em maiores detalhes a respeito do letramento em crianças , jovens e adultos; como também dos conceitos, finalidade e práticas utilizadas na pedagogia. Através da pesquisa conclui-se que as práticas do letramento facilita o desempenho das pessoas na escrita, na assimilação da leitura e na compreensão daquilo que estudou para por em prática. O letramento sempre será o fator determinante de uma boa alfabetização, sem grandes entraves e conflitos, pois a criança precisa, antes de qualquer método eficaz de alfabetização, de uma bagagem rica em variedade de discursos e gêneros.
Palavras- chave: Letramento; Alfabetização; Educação.
INTRODUÇÃO
À luz das considerações sobre Letramento, devem-se ponderar as definições que determinam o grande número de habilidades e capacidades que constituem a leitura e a escrita, habilidades estas que podem ser aplicadas diferencialmente à produção de uma variedade de materiais escritos que vão desde a simples assinatura dos nomes ou elaboração de uma lista de compras, até a redação de um ensaio ou, de uma tese.
Letramento envolve mais do que meramente ler e escrever, pois não é simplesmente um conjunto de habilidades de leitura e escrita, mas o uso dessas habilidades para atender às exigências sociais. Segundo Soares (2000, p.45 ), se uma criança sabe ler, mas não é capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, se sabe escrever palavras e frases, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não é letrada.
Alfabetizado é aquele