Resumo do Capitulo 05 do livro "Ler e Escrever"
KOCH, Ingedore Vilaça & Vanda Maria ELIAS. 2009. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto. 220 p.
Resumo
É unindo a leitura e a intertextualidade, elementos que se relacionam e estão sempre juntos, que se resulta em uma produção textual, sendo esta fruto da união entre leitura e intertextualidade. No capitulo 05 do livro "Ler e escrever " Koch apresenta a relação existente entre estes três elementos para a formação de um leitor crítico, a intertextualidade, serve para ilustrar a importância do conhecimento de mundo e como esse fator interfere no nível de compreensão do texto e na produção textual. Pois, embora o leitor não identifique o intertexto, vai entendê-lo. Mas ao relacionar um texto com outro, compreenderá o texto lido na sua profundidade e por conseqüência será capaz de refletir sobre o recurso adotado pelo autor para quando for compor textos.
Os estudos expostos foram realizados, a cerca da relação a ser refletida em análise entre a leitura e escrita, de modo que se foca de maneira clara e precisa o papel de ambas na construção do conhecimento e aquisição da prática de leitura e escrita e como uma necessita da outra na produção textual, defendendo que as alterações/ adulterações em textos podem ocorrer em meios comunicativos como slogans, anúncios, titulo de filmes ou textos literários, apresentando em diversos exemplos como forma de aprendizado.
Segue também a colocação não somente da intertextualidade como também da relação dos meios que ela abrange, como a leitura e a produção textual, marcas fortes apresentadas na relação entre o intertexto e o leitor. Nas paginas 107 e 108, Koch fala os modos de constituição da intertextualidade mostrando como exemplos de textos de Ferreira Gullar a intertextualidade explicita e não explicitação como fatores de mudança ou não dos textos apresentados, colocando em