Resumo livro filosofia do direito gustavo radbruch
MURIEL BEGGI SOARES
O QUE É DIREITO
Trabalho apresentado para a disciplina de: Metodologia Científica, sob a orientação da Profª Msc. Maria Eugênia Bertoldi.
curitiba
2013
FILHO, R.L.O que é direito.11ªed. São Paulo: Brasiliense. 1982. 61 pg.
ISBN: é um livro excelente para todas as pessoas independente de escolaridade, que estudam ou não Direito. O autor explica os conceitos de Leis e Direitos, para o funcionamento da nossa sociedade.
Resenha
A leitura apresenta sobre o que é Direito e deixa claro seus processos históricos na sociedade e também na política para construção do Direito e, visa a realidade das coisas. A lei preocupa-se em dar um significado a palavra para que seja aplicada. O Estado estabelece normas, pois é um órgão competente para criação de normas e leis e é criado para haver disciplina e ordem na sociedade. As Ideologias Jurídicas é uma análise de significado simples que funciona de acordo com a visão de cada pessoa, é resumida em três modelos principais: a) ideologia como crença: é acreditar na ideologia sem aceitação de outro pensamento, b) ideologia como falsa consciência: é um início de pensamento com o objetivo de reflexão, c) ideologia como instituição: é a origem social para desenvolver as contradições do sistema para o aumento de conscientização de grupo e pessoas. As ideologias jurídicas, é expressão ao posicionamento e muda de acordo com ideias aceitas, dando uma imagem alterada do Direito que propõe a correção desta imagem. Nos principais modelos de ideologia jurídica, o autor esclarece em ordem o positivismo e iurisnaturalismo, onde encontraremos exemplo em dois pensadores: Miguel Reale filósofo em Direito, encontra a ordem do positivismo para utilizar na classe e legalizar a conduta da sociedade, acreditava na ordem da lei estabelecida e dando sentido ao Direito. O segundo pensador Hanz Welzel jurista alemão, adepto do direito natural,