resumo literatura
Apresenta as seguintes cartas, enviadas ao Jornal:
Carta 1: Secretário do chefe de polícia.
Diz que o problema não é da polícia, e sim do juiz de menores. Assim, a polícia não merece nenhuma crítica.
Carta 2: Dr. Juiz de Menores
Diz que o problema não é dele, e sim da polícia pois o juizado de menores não tem condições de perseguir e prender os meninos, a função dele é designar o lugar onde devem cumprir pena.
Carta 3: Mãe, costureira
Diz que os jovens são maltratados no reformatório e pede para que o jornal mande alguém para lá. Havia colocado seu filho lá e depois de perceber as más condições, tirou-o de lá. Pede para conversarem com o padre José Pedro, que já havia estado lá.
Carta 4: Padre José Pedro
Confirma a tese da costureira, afirmando que ele mesmo viu como as crianças eram tratadas.
Carta 5: Diretor do reformatório
Nega e argumenta contra a mãe e o Padre. Diz que o Padre visitou o reformatório em horas proibidas e convida o redator para ir num dia permitido.
Ou seja:
Polícia Juiz de menores
Mãe
Padre
O trapiche: O capítulo apresenta o trapiche onde viviam os capitães da areia e conta a história de Pedro Bala. Antes dele, Raimundo era o líder dos Capitães da areia. Mas Pedro Bala era mais ativo, nasceu um líder e sabia planejar os trabalhos. Um dia brigaram e Raimundo cortou o rosto de Pedro, deixando um talho que ficou para o resto da vida. Depois disso, Pedro Bala venceu-o em uma batalha e virou líder dos Capitães da Areia.
Noite dos Capitães da Areia: Apresenta Sem-Pernas, João Grande, Querido-de-Deus, Professor, Gato, Boa-Vida e Volta Seca:
Personagens:1