resumo letramento leitura e escrita
Introdução
Saber ler e escrever, ser alfabetizado hoje; tem sido insuficiente para as demandas da sociedade. Há alguns anos assinar o nome era suficiente, pois o interesse era o voto. Hoje é preciso entender os significados das palavras em diferentes contextos.
Porque muitos terminam a educação básica sem saber escrever uma carta? O que é necessário para quem sabe ler e escrever?
Para Moacir Gadotti Aud Vargas (2000: 14) ler e escrever é insuficiente; pois se deve ler e escrever a historia, a vida. Para ele não basta ler a realidade, e sim é preciso escrevê-la.
O analfabetismo funcional levou a pesquisas ao conceito letramento no lugar de alfabetização. Segundo Soares (2000a: 1). Quando a criança sabe ler, mas não é capaz de ler um texto de livro ou jornal; se sabe escrever frase, mas não é capaz de escrever uma carta, ela é alfabetizada, mas não é letrada. Surgem varias perguntas, mas sabemos que é necessário um novo olhar para conduzir o ensino e aprendizagem de ler e escrever.
Letramento
Letrar vai além de saber ler escrever, é ser capaz de interpretar um texto. Pra Magda Becker Soares não basta saber ler e escrever, é necessário ir além da alfabetização funcional. Para ela é necessário buscar esse conhecimento em jornais, revistas, na internet. Entendendo o que foi lido, fazendo uma avaliação da leitura.
Leitura
O ato de ler pode ser definido de varias formas, falará de duas especificas, uma geral, uma conciliatória. A geral oferece o ato de ler. As duas especificam, a um determinando um pólo da leitura, considera o outro. A conciliatória capta os elementos entre os dois pólos.
Escrita
Criada e desenvolvida historicamente na sociedade humana; sua principal função são os registros de informações, porém é ela que difunde informações e constrói conhecimentos. Os instrumentos onde pode ser registradas são infinitos e de durabilidade. Na maioria das vezes é usada para produzir textos co objetivo de leitura.