resumo kaspar houser
Referências bibliográficas: HERZOG, Werner. O Enigma de Kaspar Hauser. Produtora ZDF. Alemanha, 1974. www.cinema.cultura.com, DVD/ 01:49:35.
Resenha
O filme nos conta a história de Kaspar Hauser, que ainda pequeno foi privado do convívio da família e da vida em sociedade, sem a companhia humana. Foi preso em um cômodo escuro longe de todos e de tudo. Recebia o alimento água e pão, mas a pessoa não se comunicava com ele. Quando estava jovem foi deixado em uma praça da cidade de Nuremberg, falando poucas palavras e ainda se arrastando no andar, que lhe foi ensinado por um homem sem identificação, o mesmo o deixou na praça da cidade, e estava carregando consigo alguns objetos, um deles uma carta direcionada ao Capitão da Guarda da cidade.
Kaspar Hauser foi encontrado por um morador, que o levou até as autoridades daquela cidade, onde fizeram várias perguntas a ele, porém sem resposta, onde só conseguiram descobrir o nome dele. As autoridades o julgavam como um ser grotesco, diferente daquele meio social, foi mandado para a prisão com outros presos. Kaspar foi bem cuidado pela família do guarda, que o via como uma pessoa boa, sem perigo algum, os mesmos o ensinavam a comer, a falar palavras novas e até a tomar banho. Por ele ser diferente, as pessoas da cidade de Nuremberg ficavam curiosas e ele se tornou o centro das atenções. As autoridades quiseram tirar proveito disso e o mandaram para um circo, onde era apresentado como uma aberração, juntamente com outras pessoas que tinham algo especial. Kaspar não se sentiu bem no circo e fugiu, se escondeu e foi encontrado por um professor Daumer, que o leva para sua casa e passa a cuidar dele, ensiná-lo a ler e escrever, e aprende até tocar um instrumento.
Percebe-se através do filme que para aprendermos a falar, a andar, temos que ter o convívio com o outro ser humano, onde imitamos os seus gestos. Nota-se que a