Resumo Kaspar Houser
Este estudo aplica-se á análise do filme O Enigma de Kaspar Houser, visando observar alguns conceitos de sociologia ligados ao filme, um estudo simples e fácil, de entendimento rápido.
A socialização é um processo pelo qual o individuo passa a reconhecer os signos, valores, padrões e comportamentos de seu entorno social e internaliza-los. Este processo se inicia na infância e se da até a idade adulta. Esta adaptação e integração social se da por diversos meios e é dividido em fases.
O filme: O Enigma de Kaspar Hauser é um bom exemplo para esta citação, pois, fala de um homem encontrado numa praça já idade adulta que não falava e tinha dificuldade em andar, mais parecia uma criança em um corpo adulto. A socialização tem papel essencial nas ciências sociais como um todo, pois, serve como base para entender como ocorre a ordem social e os mecanismos que garantem a adequação do comportamento humano. No caso de Kaspar ele não passou por este processo até ser encontrado, por tanto não tinha padrões, costumes e nem comportamentos internalizados. O garoto foi acolhido na casa de um professor que se ocupou por iniciar sua socialização, que não foi fácil, pois, ele não entendia nada do que lhe era dito.
No filme vemos o esforço de Kaspar para entender estas ditas regras sociais da época, em muitas das vezes nada destas regras faziam sentido para ele, como no momento que ele não entende o porquê a fé tem que ser aceita sem questionamentos. O próprio ato de fazer tricô era uma regra que não podia ser aplicada aos homens e eles não haviam percebido isto, não fazia parte de sua lógica.
Persistente em ser reconhecido pelo grupo como membro da comunidade participa do processo de construção normativa. Hauser não chega á esta etapa e é assassinado longe de chegar próximo. Ele mesmo tinha consciência que não era bem aceito na sociedade, ele próprio se sentia estranho para aqueles padrões. Era visto como um garoto selvagem que desertava