Cultura e clima organizacional Oi e GVT
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
PROFESSORA: ANDREA SENNA
ALUNOS: ADRIANO FREITAS, MARIA ROSIEUBA, RUSTHYNES LIMA FILHO.
CULTURA ORGANIZACIONAL
É um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. É formada por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, jargão assim como clima organizacional. A cultura influencia todos os membros da organização como diretrizes e premissas para guiar comportamentos e mentalidades. Assim sendo trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza cotidianamente.
A cultura organizacional por receber influencias do ambiente externo e de mudanças na sociedade em que deverá está inserida, deve ser dinâmica e modificar-se com a necessidade de mudanças/incorporação/reestruturação. No entanto a cultura de uma organização também pode influenciar a sociedade.
A formação da cultura organizacional reúnem elementos como parâmetros administração, filosofia e valores além do capital humano. Cada indivíduo tem uma forma de pensar, princípios e crenças diferentes. A junção dessas pessoas dentro de uma mesma organização leva a uma condensação de todos esses pensamentos diferentes, formando uma só cultura para todos se guiarem. A cultura dominante tem uma visão macro da organização e trata apenas dos valores centrais. Na formação da cultura há também uma forte influência dos fundadores da instituição, que estabeleceram diretrizes culturais, e que são vistos com respeito ou até adorados por grande parte dos colaboradores ou ao contrario.
Além desta cultura principal, existem também as subculturas, que podem estar ou não relacionadas entre si, ou que podem até concorrer umas com as outras. Elas podem ser